
Alfabetização na Educação Básica
Carga horária: 450 horas
Sobre o Curso: O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização na Educação Básica é projetado para capacitar profissionais da educação com as mais modernas e eficazes metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o processo de alfabetização. O curso oferece uma formação teórica e prática que abrange desde os fundamentos da alfabetização até estratégias de intervenção e acompanhamento do desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças da educação básica. O objetivo é preparar educadores para enfrentar os desafios da alfabetização em contextos diversos, promovendo a inclusão e o sucesso escolar.
Objetivos do Curso: Capacitar profissionais para a prática da alfabetização, com ênfase em metodologias pedagógicas eficazes e inclusivas. Desenvolver competências para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas que promovam o desenvolvimento da leitura e da escrita. Oferecer ferramentas teóricas e práticas para o acompanhamento e a avaliação do processo de alfabetização, identificando e intervindo em dificuldades de aprendizagem. Promover a reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades da alfabetização na educação básica, considerando as diversidades culturais, sociais e cognitivas dos alunos. Preparar os profissionais para atuar em diferentes contextos educacionais, contribuindo para o sucesso escolar e a inclusão de todos os alunos no processo de alfabetização.
Público-Alvo: Este curso é destinado a professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e outros profissionais da educação que atuam ou desejam atuar na educação básica, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Também é ideal para profissionais que buscam se especializar em alfabetização, aprimorando suas habilidades e conhecimentos para melhor atender as necessidades de seus alunos.
Mercado de Trabalho para o Curso: Os profissionais formados em Alfabetização na Educação Básica têm um campo de atuação significativo em escolas públicas e privadas, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Eles podem atuar como professores alfabetizadores, coordenadores de programas de alfabetização, formadores de professores em cursos de capacitação e desenvolvimento profissional, e consultores educacionais. Além disso, a crescente demanda por práticas pedagógicas inclusivas e eficazes no processo de alfabetização amplia as oportunidades para esses profissionais em projetos sociais, ONGs, e iniciativas governamentais voltadas para a melhoria da educação básica.